A conversa é mole, mas o papo é firme.

sábado, setembro 09, 2006

O Golpe do Baú

A revista BIZZ deste mês, com John Lennon na capa, trás uma entrevista grandinha com Sérgio El Dias Que Me Quieras. Logicamente o assunto é sobre a recente turnê dos supostos Mutantes feita lá pelos lados da gringolândia. Um amigo assistiu em Miami, e disse que é uma viagem na máquina do tempo. Mas será que vale mesmo como Mutantes, ou somos pegos pelo lado afetivo? É tudo muito bem executado, principalmente porque a base é a banda que Sérgio tinha em sua carreira solo, acrescidos de Arnaldo e Dinho, baterista, para que fosse validado o uso do nome, e mais Zélia Duncan, antes abençoada por Rita, e agora parece que nem tanto.
Embora Sérgio diga que "fizeram a américa", as platéias em Londres, New York e Miami era composta basicamente por brasileiros economicamente exilados e gringos curiosos. Talvez em Los Angeles, San Francisco e outras, tenha sido mesmo de gringos.
Mas o perigo não mora ao lado, mas sim à frente. Sérgio promete um disco de inéditas. Ele até hoje é cobrado por ter se apossado do nome Mutantes fazendo um tipo de som completamente diferente da proposta original da banda, e sem os componentes da primeira formação. E está compondo músicas com Zélia Duncan, que não mostrou até hoje nada parecido com o humor de Rita Lee, e também parece que não há muita participação de Arnaldo, o que praticamente fazia o diferencial. É um risco que já deixa os críticos destruidores de plantão esfregando as mãos de felicidade. Os Beatles lançaram duas músicas em seu Anthology, utilizando composições e a voz de Lennon e mesmo assim o sucesso foi quase nenhum. Apenas uma curiosidade.
E falando em antologia, Sérgio também diz que tem 20 CDs digitalizados com coisas inéditas dos velhos e originais Mutantes. Ele tenta colocar Roberto de Carvalho para produzir o projeto, mas há controvérsias. Rita diz não lembrar de nada inédito, e que pode ser que sejam gravações de ensaios e shows, e que é bem provável que a maioria seja da fase progressiva, a que não é bem Mutantes. Se assim for, ela vai vetar no ninho.
Nós, aqui do outro lado da cerca do circo romano, ficamos esperando para ver se o imperador levanta ou abaixa o polegar para os gladiadores.

Durante o trabalho de divulgação de RLML, aprendi que existem vários tipos de fãs da Rita. Consegui classificar cinco: o que gosta de tudo que ela fez; o que gosta só da fase Mutantes; o que gosta só do Tutti Frutti; o que gosta só depois de Roberto de Carvalho; e o mais curioso de todos, que é o que não gosta de nada que ela fez, mas fica de olho em tudo, para ter do que falar mal. Eu sou do primeiro tipo. Acho que é um trabalho longo e grosso, ou seja, satisfação garantida. E esta coisa de classificar os tipos de fãs, vai dar muito pano pra manga. Aguardem que logo tem novidade na área.

Outro dia, eu disse que a Richtofen estava aqui por Ribeirão. Pois bem, ela está em cela especial, e junto com duas advogadas presas por trabalharem para o PCC. E não é que nossas penitenciárias são verdadeiras universidades?
E o Doca Street lançando livro? Divulgado em todos os meios de comunicação importantes. O cara matou, está solto, e agora vai faturar em cima dos idiotas que vão comprar o livro. A coitada da filha da assassinada só teve um pequeno espaço em um jornal para reclamar, usando as palavras de Carlos Drummond de Andrade, ditas na ocasião do crime, quando queriam dizer que a morta era uma devassa e mereceu o acontecido: "todos os dias estão matando Ângela Diniz". E agora mais uma vez.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah os tão intensos e complicado fãs de dona Ruiva. Não dá pra se dizer fã só da fase Mutas, Tutti ou Robrtz... Em cada fase é ela que está ali, Ela : Rita Lee e sendo Rita Lee não dá pra se definir uma fase de uma pessoa única mas que se transforma tão leendamente em tudo o que quer.



Ela é encantadora. Vicia agente e depois que já estamos totalmente pirados na dela despara um sorriso e pronto ..



Já é tarde demais ...



Rita em qualquer fase, Rita antes , Rita agora ..

Rita sempre



Rita Lee pra sempre

Amém

Anônimo disse...

Bart, não entendi o x do problema com Zélia. Mande cartas pra minha caixa postal, s'il te plaît.

Unknown disse...

Nasci em 71, entao ouvi pouquissimos mutantes, como secos e molhados, mas sempre curti as letras e o som q na minha pouca idade achava q deveria ser de vanguarda. Agora fla serio nessa volta "triunfal" pros exilados, pq pelos comentarios na midia e no boka a boka, foi oq foi ... axo ridiculo os mutantes, fla serio vovôs q resolveram sair do armario... as musicas e o som q marcou época e q deixou saudade sendo tratado como lixo comercial (será q a gente consegue uma grana?) po adoro Zélia, coitadinha ta arriscando a carreira, e as entrevistas, uma mais tosca q a outra, a amargura salta aos olhos e fere os ouvidos, sinceramente eles deveriam relançar as paradas mas continuar no armario...

e como vc me classificaria como fã???? conheci a Rita ouvindo arrombou a festa 1 e ovelha negra num vinil pequeno da minha mae, meu primeiro LP da vida foi dela com doce vampiro 1979, adoro tdo o Trabalho da Rita embora nunca tenha ido a um show, mas nunca me incomodei mto com a vida pessoal dela, axo q durante tdos esses anos a Rita amadureceu, nunca perdeu vamos dizer assim o rebolado q a diferiu dos d+, o bom humor, a sacada, tanto q hj eu so compro cd, dvd da Santa tdos os outros cantores ouço e acompanho pelas radiuols rsss...
sera q o fato de eu gostar do trabalho dela, mas nao me incomodar se ela tem carro, filhos, netos, casa no japao, usar tintura numero 30 comprada na farmacia ou dormir de camiseta, me deixam inapta a ser fã? só vc podera me esclarecer....huahuahuha

Anônimo disse...

Mutantes sem Rita Lee não existe! E outra coisa: a Rita Lee vive sem os Mutantes desde 72, e não necessita citar o nome da banda para sabermos quem ela é - ao contrário de Arnaldo e Sérgio, que até os dias de hoje sobrevivem do trabalho que fizeram COM a Rita(e olha que já se passaram 40 anos!!!)

Anônimo disse...

Arnaldo diz que Zélia Duncan é "adubada", ideal para acompanhar os Mutantes. Só se for adubo orgânico ou, em outras palavras, a tradicional bosta de vaca!