A conversa é mole, mas o papo é firme.

terça-feira, julho 13, 2010

Aos costumes

13 de julho é sempre dia de roquenrou. Há 4 anos estávamos em Sampa em dia de PCC, mas alguns malucos nem ligaram para isso e se mandaram para a Saraiva do Morumbi Shopping, e passamos um tempinho bem agradável sob as asas da VovózELA.

Em tempos malvados de Brunos, Felipes e Bispos, vamos ver a saga de alguns roquenrous.

Foi dito que roqueiro brasileiro sempre teve cara de bandido, mas parece que isto aconteceu sem que se importasse com fronteiras. Muita gente bronzeada teve que desviar um tanto considerável de direitos autorais para seus advogados, para não virarem companheiros de Fernandinho Beira-Mar e similares internacionais.

Chuch Berry Quando jovem, Berry passou três anos em um reformatório por tentativa de assalto. Mas acusação pior viria em 1959, quando ele convidou uma índia apache de 14 anos que havia conhecido no México para trabalhar em seu clube noturno em St. Louis. A garota acabaria sendo pega pela polícia, assim como Berry, que foi acusado de entrar com uma menor nos limites do estado com propósitos sexuais. Ele foi condenado a cinco anos de prisão e multado em 5,000 dólares. Berry teve problemas legais novamente em 1979, quando foi considerado culpado de sonegação de impostos. Ele foi sentenciado a quatro meses de prisão e a cumprir 1,000 horas de trabalho comunitário fazendo shows beneficentes. Seu lado meliante quase matou Keith Richards, quando estavam gravando o show para Hail Hail Rock'n'roll, e ele queria mudar a música de tom sem avisar o resto da banda. Nas filmagens ele queria receber em cash todo dia, senão não gravava. Pirar Richards não é tarefa fácil, escolado em Jagger que êle é. O filme explica tudo.

James Brown ( a capivara deste ganha de qualquer um) Nascido de uma família miserável do sul dos Estados Unidos, ainda na adolescência foi preso por assalto a mão armada e condenado a cumprir mais de três anos num reformatório. Foi condenado a seis anos de prisão e libertado em condicional após cumprir dois anos. Em sua ficha policial, há duas acusações por agressão, ambas de mulheres do músico. Em 1988, ele foi preso por agredir Adrienne e por consumo de drogas. Em 1989 James foi preso após uma perseguição em alta velocidade pelos estados da Georgia e da Carolina do Sul, depois que a polícia disparou nos pneus do seu veículo. James estava armado com um revólver e ameaçou pessoas. Condenado a seis anos de prisão, ele só cumpriu três e saiu da prisão em 1991.
A dependência de drogas foi um grande problema em sua vida, que também resultou em prisão. Em 1998, policiais descobriram um armazém ilegal de armas e maconha dentro de sua casa.
Em janeiro de 2004, ele foi preso mais uma vez sob a acusação de violência doméstica. Aos 70 anos, ele teria agredido sua jovem mulher, Tomi Mae Brown, durante uma discussão. Ela foi levada para o hospital com arranhões e hematomas e James permaneceu em cadeia. Ele pôde responder o processo em liberdade. Em 2001, James Brown foi processado por uma ex-empregada por assédio sexual. Segundo Lisa Agbalaya, em 1999, ele começou a assediá-la com freqüência e teria a demitida por não ela não ter respondido às investidas. Ele foi inocentado da acusação sob a condição de que pagasse U$ 40 mil para a ex-funcionária.
Em setembro de 2002, após ter se livrado das acusações de assédio sexual, ele foi novamente processado. Desta vez, por duas filhas. Segundo elas, James nunca pagou a ajuda que teve delas em mais de 25 composições.
Em 2005, veio a tona uma nova acusação de agressão e, mais grave, de estupro. Uma outra ex-empregada do astro, Jacque Hollander, entrou na justiça alegando ter sido violentada sexualmente por ele em abril de 1988, na van do cantor. Segundo ela, ele apontou-lhe uma arma e, após o estupro, a teria espancado. Ela pediu a indenização de U$ 100 milhões, que lhe foi negada pela corte. A justiça não aceitou a demora dela para prestar a queixa.
He feels good.


Jerry Lee Lewis Fora as bagunças corriqueiras, gostava mesmo é de se meter com menores, e a coisa afundou quando se casou com uma prima de 13 anos. Foi fazer shows na Inglaterra e quase foi linchado. Voltou pros states e pegou uma caninha de leve. Depois, para extravasar a raiva (mas nas verdade para arrumar um jeito de derrubar Little Richards em um show) botou fogo no piano, no palco. Vive disso até hoje.

Ike Turner--Apesar de fazer Tina Turner aprender a cantar na porrada (e pelo que ela canta, imagine quanto apanhou), nunca foi em cana por isso, mas em 1991 quando foi convidado ao Hall da Fama do Rock and Roll, não pode ir. Ele cumpria uma sentença de dois anos na prisão por posse de cocaína.

Frank Zappa . Ele estava completamente duro e tinha acabado de comprar o Studio Z, para começar a fazer gravações com o que viraria os Mothers, quando chegou um cara e pediu que ele fizesse uma fita erótica. O cachê seria de 100 dólares, uma fortuna na época (1966). Convidou uma amiga e ficaram durante uma hora gemendo e dizendo palavras em frente a um microfone, sem nem encostarem um no outro. No dia marcado o cara foi pegar a fita, e era um policial disfarçado. Um mês de cana e uma multa que quase acabou com a carreira por alí.

Jagger & Richards (e as namoradas) Em 1967 Jagger, 23, foi pego depois que a polícia, seguindo uma denúncia, invadiu a casa de campo de seu companheiro de ROLLING STONES, Keith Richards, que também foi preso. A casa estava abarrotada de tudo que se possa pensar. Os dois ficaram pirados, pois achavam que não escapariam dessa, mas uma boa fiança e logo após terem pego o sargento que fazia estas apreensões, e que era pior que qualquer meliante.

Keith Richards . Muito tempo depois, Keith já se achando acima da lei entrou com muito brown sugar no Canadá e se deu mal. Cana. Por sorte na época Jagger papava a mulher do primeiro ministro de lá, uma tal Margareth Trudeau, e acabou virando serviço comunitário. Teve que dar um show de grátis, e pronto.

George Harrison e John Lennon- Tambem tiveram a casa invadida pelo mesmo sargento dos Stones, e depois da paúra, também saíram livres, mas esta prisão quase causou a extradição de Lennon, quando se mudou para New York, e os america queriam se ver livres da militancia política dele e da japoronga.

Sir Paul McCartney- Também já se achando acima da lei, quis entrar no oriente na boa com uma boa quantidade de ganja debaixo das wings, e os japorongos, mesmo de olhinhos fechados, tinham o nariz bem aberto, e Macca morgou 10 dias vendo o sol nascente quadladinho.


Michael Jackson Que esteja ao lado de Jesus Nazareno, que dizia vinde a mim as criancinhas, mas Jacko pegou uma caninha de leve e gastou uma fortuna para que algumas histórias fossem contadas segundo seu evangelho.

Mas aos patrícios:

Raul Seixas (Essa contada por suas palavras)
Até hoje não sei realmente qual foi o motivo. Mas veio uma ordem de prisão do I Exercito e me detiveram no Aterro do Flamengo. Me levaram para um lugar que eu não sei onde era... tinha uns cinco sujeitos... bom. Eu estava... imagine a situação... Eu estava nu, com uma carapuça preta que eles me colocaram. E veio de lá mil barbaridades: choque em lugares delicados... tudo para eu poder dizer os nomes das pessoas que faziam parte da Sociedade Alternativa, que , segundo eles, era um movimento revolucinário contra o governo. O que não era. Era uma coisa mais espiritual... eu preferia dizer que tinha um pacto com o demônio a dizer que tinha parte com a revolução. Então foi por isso, me escoltaram até o aeroporto...
E tem tambem a cana e a surra famosa, depois que confundiram Raulzito com um cover e o prenderam por charlatanismo musical.

Rita Lee Quem tambem não sabe da cana de Ritz, quando gravidinha viu aparecer do nada um quilo de ganja em seu banheiro. Cana de um mês, prisão domiciliar e durante 20 anos tendo que ficar prestando depoimento quando entrava em outro país.

Titãs (Antunes/Belloto) -Em 1984 a imagem da banda seria marcada pela prisão de Arnaldo Antunes e Tony Belloto por porte de heroína. Ficou uma sombrinha de que um entregou o outro, mas vai saber. Foram 26 dias de cárcere, onde Arnaldo passou chorando e rezando, segundo o próprio. Afff Maria!!!!!

D2 - De cana em cana, o Planet Hemp fez a fama e D2 saiu de fino atrás da batida perfeita.

Lobão - O velho lobo também teve seu tempo de ver chapéuzinho quadrado, mas não entregou ninguém.

Tim Maia -Esse não é roquenrou, mas no fundo foi o mais roquentou de todos. Cana no Brasil, se mandou para os states, cana por lá, deportado e processo em cima de processo por aquí. Depois perguntam porque durou tão pouco.

Mas tudo isso acima vendeu muito, mas muito disco. E aumenta que isso aí é roquenrou.

E como já dito, Ritz esta no twitter. Mas vamos aprender a lidar: ELA não vai responder nada, e nem deve ler nada do que escrevem (apesar de que se for algo meio assim, tem quem lê e conta).
Imaginem o que ELA deve achar de "Rita eu te amo", "sou seu/sua fã # 1", "a música......mudou minha vida", "vc foi a trilha sonora de minha vida"...ELA deve adorar isso...mas aproveitem, porque ela cansa rapidinho dos brinquedos em geral...shine on you crazy golden tooth...

Vamos terminar com algumas provas do crime










4 comentários:

Norma Lima disse...

Sir Bartson, quem devia ver o sol nascer quadrado neste país não são os artistas, talvez nem mesmo os que furtam fraldas para os filhos..., mas seguindo o bordão de um programa humorístico: "prefiro não comentar".
Lita Ree é surpreendente. Eu não afirmaria nada sobre seus procedimentos em lugar nenhum, ela já andou dialogando com os twietiettes por lá, e quer saber, ler o que ela escreve, virtualmente ou não, já é uma delícia.

Simoni disse...

Parece mesmo que ficha na polícia e prontuário de hospício combinam com o estilo de vida rock'n roll. E todos, sem exceção, fazem do limão uma limonada. Meno male.

O legal do twitter é que dá para acompanhar a vida alheia sem ter perfil na rede. Já visitei a página DELA e, de fato, é saboroso mesmo ler o que Rita escreve.

Carmela Ferreto disse...

adorei o blog. bjs

Folhetim Cultural disse...

Parabéns pelo blog e pelos textos... Tenho um blog chamado Folhetim Cultural gostaria que visita-se este é o endereço: informativofolhetimcultural.blogspot.com
Vamos trocar conhecimentos...
Ass: Magno Oliveira
Folhetim Cultural