A conversa é mole, mas o papo é firme.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Rockambolismo in Rio 85

Por aqui não é só tietagem. Eu adoro aquelas pequenas notícias que os jornais usam pra preencher um espaço que sobrou na diagramação. Acho que às vêzes são até inventadas, mas vale pela criatividade. Olha essa, que reproduzo:

CINGAPURA - SEXO ORAL E ANAL DEVE DEIXAR DE SER CRIME
O governo de Cingapura planeja descriminalizar a prática de sexo oral e anal entre maiores de 16 anos. Mas a medida não vale para todos: os homossexuais continuarão proibidos de fazê-los. A decisão está presente em proposta de emenda ao Código Penal. Grupos de direitos dos homossexuais já protestam pela discriminação. A lei atual considera crime "todas as formas de intercurso carnal contra a ordem da natureza".

Não é um achado? Fico pensando como deve ser o departamento policial especializado em detectar estes crimes hediondos. Como deve ser o flagrante, como devem ser as investigações, as votações para estas leis ou fim delas. Mas o pior são os pobres cingapurenses, que devem ficar muito desapontados, pois estão acabando com todas as coisas proibidas, que são bem melhores de fazer. Já pensou um mundo em que se pode tudo, menos dançar homem com homem, nem mulher com mulher?

Já sei. É letra de música, e Bárbara Farniente detesta isso. Mas isto também me leva a uma outra reflexão: como fazer para se basear em letras de música nos tempos modernos?
Digo isso, porque a meu ver, após Djavan, ficou difícil de se entender uma letra. Neste barco vão Lenine, Zeca Baleiro, Moska, o Camelo Barbudo e tantos mais. Depois ficam reclamando que a MPB vive uma ditadura dos antigos. Mas como destituir Caetano, Chico, Ritz, Cazuza, Russo? Gil às vêzes alimentou este movimento de letras encaracoladas, mas se redime em outras. A maioria aí citada, e muitos outros botavam sentido na canção, o que os mais novos detestam, muito embora façam uma música melodicamente boa.
Talvez até seja uma evolução, pois assim as pessoas vão ter que criar suas próprias frases para se expressar, pois não vai dar para usar letra de música.
Vamos fazer uma brincadeira? Cada um que comentar este post, mande uma frase, de sua autoria, claro, mas sem se basear nas que outros já houverem mandado. E vamos fazer uma letra de música, só pra ver como fica. Ou não.

E lá se foi Mário Zan, um a menos na linhagem dos sanfoneiros. Luis Gonzaga, Sivuca, Hermeto, Dominguinhos. Todos eles sacudiram e sacodem os coretos com seus instrumentos, que levava alegria aos cantinhos mais esquecidos do Braza. Como lí numa matéria, Zan teve que tocar até onde deu, pois embora tenha composto músicas de muito sucesso, gravado trocentos discos, nunca ficou rico com isso. Lá fora, às vêzes só uma Feelings dá pra viver a vida toda a vida , e muito bem. E Tia Ritz que o diga, pois sofre após 40 anos de batalha que não podem parar exatamente porque ficou por aqui. Mas não pensem que ela lamenta isso. Quer dizer, não lamenta ter ficado por aqui, mas deve lamentar o descaso dos direitos autorais, que são sempre cobrados onde se exibe música, mas que chegam bem diluidinhos no bolso pequeno de quem criou realmente.

E vamos de Rock in Rio 85. Aqui uma matéria que dá uma geral no show de Ritz, e mostra uma montagem maluca com Papai me empresta o carro. Meu estoque está quase no fim, de RiR.




Rita Lee - Rock in Rio 1985 - Matéria Especial Rita Lee

8 comentários:

Anônimo disse...

Que sarro ... invenção ou não é bizarro .. ahahahha

Mas então vai começar a brincadeira ...êba !! ihihihihi ..
é só uma frase como disse ai né ??... então lá vai :

"Fumando um ruivo incenso na cidade cinza, continuo .."

Nada há ver .. e nem tenho a levada boa do violão do Lenine .. rsrsrrsrrsrsrsr .. ah mas hoje tô tão assim .. besta .. com sorrisos bestas .. aliás eu sou besta mas pós show fico ainda mais ... besta é claro ...

O que é bom ..
Santo Adrééééééééééééeééééééééé ...

Foi leendo, leendo, leendo ... ...... e pelo menos vai garantir mais um post .. ahahahahahhahahahahaha .. tadinho do Bartzzzzzz ...


Chove chuva ... ah ah ah ah ... sol .. sol .. sooooool ... Minhas costas estão

bjos e música ..
fernandinha lee ... ( com as costas vermelhas e ardidas, ahahahahahahahahah)

Ps : I love you .. I love you .. I loooooooove you ... sempre I love you tu Ruiva ... tanto mais tanto ...thankxxxx ... leenda ...
muito obrigadinha ...

Anônimo disse...

Continuando a primeira frase da Fernandinha:
"Fico sem senso, sem nexo, sem rumo"

Lindona a santidade cantando "papai me empresta o carro".

Abraços

Anônimo disse...

Nao continuando nenhuma frase...
"E a esperanca, querido, aumenta a cada nova farsa...É, eu sou do contra..."

Anônimo disse...

Coméqueé Bart...

Cingapura quis ser "pura" ao criminalizar os sexos oral e nasal? Pra mim imoral não é isso e sim o que acontece com os direitos autorais dos nossos queridos artistas brasileiros!
Ai... que linda a Ritinha de cartola... ela abriu o show de Santo André assim, de cartolinha, ontem...
E eis minha colaboração pra nossa suruba musical:
"porque você e nem ninguém dá conta..."

Anônimo disse...

É a guerra cotidiana e aos companheiros de batalha que lêem ou ouvem entrego meus sentimentos.. palavra usada ou não, está aí, viva!

Anônimo disse...

"E o que eu quero está em baixo dos panos, acima dos planos de quem quer ser feliz..."

pronto, frase ex-criada...

Mas Bart, leia "Fábrica de Mentiras" do russo Günter Wallraff, que se disfarça de jornalista de um jornal famoso chamado Bild e descobre que tudo o que eles publicam é pura mentira... inventam a notícia inteira... é um horror!!! Imagina se os Folhas, Estados e Globos não tem um tico de Bild (o tal jornal)?

Mario Zan foi a trilha sonora de meus aniversários "caipiras"...

Anônimo disse...

OBS: Os anos se passam!!! O que é aquela Ana Maria Bahiana young??? O que é aquela abertura do JN??? A edição tosca do jornal... pelo menos as matérias não tinham 3 segundos como hoje em dia!!!

Rááááááá!!!

Anônimo disse...

Bart!

Vc leu meu post??? Acabei de criar uma nova modalidade de sexo: nasal. Hahahahahaha...
Só mesmo eu. Errata do dia: onde se lê nasal, leim anal.
Hahahahahaha