A conversa é mole, mas o papo é firme.

terça-feira, outubro 24, 2006

O tal do Rock in Rio

E vão caminhando as negociações para o Almanaque. Tive contato com o Ricardo Pugialli, que fêz o da Jovem Guarda, e que sai em nova edição agora em novembro, e ele foi muito simpático. Vai ajudar nos caminhos burocráticos que ele acabou de fazer, para legalizar a obra. Ele volta de uma viagem no começo de novembro, e está à disposição.
Já me disseram até que vai ter reunião de velhos dinossauros e seus alfarrábios. Deus os abençoe e ilumine.
Mas hoje o dia é bom. Diabão.E ego domado é ego trancado.

Aqui vai a música de abertura do show da Rita no famigerado Rock in Rio 85.
Muito se disse à respeito desta apresentação. Rita estava parada há dois anos sem shows, conforme noticiavam os jornais da época, e resolveu encarar esta empreitada.
ELA já me disse que a grana era muito boa para dizer não.
Talvez o que tenha pesado para as pessoas criticarem o show, foi o valor comparativo, pois tinha muita atração internacional que estava no pico da carreira, o rock nacional estava a mil por hora, e Rita vinha de muito sucesso, o que faz com que as pessoas cobrem muito mais, na tentativa de derrubar o velho ídolo para arrumar um nôvo.

Mas nada como uma boa imagem para mostrar a real. Eu acho que um show ruim da Rita é muito melhor que o de muita gente que se acha bôa.
Talvez estas imagens nunca tenham aparecido por aí. Nesta época, vídeo-cassettes eram raros e caros. O pai de um amigo tinha uma pequena locadora, e o número de filmes para se alugar era muito pequeno, sendo a maioria fitas piratas, com legendas fora de sincronia, imagem péssima.
Como o movimento era pequeno, ele me emprestou o vídeo por uma semana, e foi assim que gravei algumas horas do Rock in Rio 85.
A Globo passava porcamente como sempre, ou seja, um compacto no fim da noite após o jornal, com atrações da noite, e se desse sorte, quem estivesse tocando ao vivo naquela hora. Mas passavam algumas músicas e já cortavam. Tudo que tenho de Rita no evento, dá uma meia hora, e estarei colocando o que existe, usando as habilidades do Rafa. A maioria são entrevistas nos jornais da Globo. Mas acho que vale a pena como documento.
As fitas são muito antigas, e a tecnologia dos aparelhos de reprodução mudou muito, por isso tive muita dificuldade em conseguir uma boa imagem e som, por causa do traking, mas acho que ficou razoável.
Quem quizer saber mais da história, a Profa. Norma Lima estava lá, e conta tudo em seu blog. Barba, cabelo e bigode.
Mas chega de conversa: com vocês, Miss Brasil 2000

12 comentários:

Pedro Colombo disse...

ahn... até que não tá mau. quando ouvia as histórias sobre o Rock in Rio (a maioria contada pela exagerada da rita) achava que tinha sido uma desgraça. daí quando a Norma relatou eu achei que não tinha sido exagero da Rita... mas vendo agora a primeira música, vc percebe que ela tá meio sem fôlego, mas ainda é melhor que o show de muita gente, como disse o Bartsch.

ahn, bartsch, uma sugestão: depois que colocar tudo o que tiver do rock in rio (to louco pra ver) coloca aquele clipe de Choque Cultural que passou no Especial de 1985.. descolei esse do baú do Rubinho, só não sei como passar pro computador (não tenho leitor de dvd no pc) mas talvez outra pessoa aqui tenha e saiba.

ahn... e querem apostar que a rita não vai comentar aqui? sempre que eu comento ela não aparece por aqui...

Anônimo disse...

" Existe a possibilidade de o local não ser bom, de som não estar lá essas coisas mas se Rita está em cima do palco o resto é detalhe"...

Norma me contou o que foi o Rock in Rio ... é de arrepiar ....
Como eu não tinha nascido deveria estar lá presente com a alma ... flutuando ....

E almanaque vai fluindo ... fluindo ...
com energia boa vai dar .. certo ..

Beetocas .... luz e força ..
.. f lee...

PS : pedro, que pedro é vc?? colombo, bartsh .. quem ??? ele .. quem é ele ??? heinnnn .. bjo

Anônimo disse...

Ahhh...não via essa apresentação do RIR desde quando a Globo passou em 85. Delícia ver isso. Tem mais? Hehehe. Será que não conseguimos uma gravação desse show completo? Robert and Ritz, we love you.

abraço,

Rodrigo
(raspando o baú pro almanaque)

Anônimo disse...

hey bart,

qdo era jovem, tinha esse cabelo amarronzado igual ao do Motta? hehehehe...

Anônimo disse...

"Será que ela vai modificar uma geração?" uma soh?
Eu tava no rock in rio e a Fernandinha tbm...a gente tava tomando umas licoes antes de nascer pra saber o q é musica boa...
:-)

Anônimo disse...

pedro-pedrinho-pedrão
não aposte nunca seu coração, que eu posso aparecer de sopetão e ganhar um bolão...beijim procê

Anônimo disse...

De sopetão vc leva contigo meu coração ..

ele é seu .. toma .. vai pelo cabo da máquina agora ..
Pegou..
todo seu ...

todo ..
f..lee

Anônimo disse...

Pedro e o lobo,

que história é essa, eu não confirmei que a apresentação da Rita foi ruim. Pelo contrário, todos cantaram com ela e coloquei até uma matéria, da época, que a elogiou.
Mas é óbvio que ela estava frágil por situações já sabidas por todos.
Mas, mesmo assim, Rita não consegue ser ruim nunca.
Eu até fiquei feliz dela ter aceito participar e frisei como foi bom vê-la no dia da assinatura do contrato, porque a gente lia muita maledicência sobre o afastamento dela, depois de Bom Bom (que ela chama de Mau Mau, rsrsrs).
O meu chororó no dia foi de emoção, não de preocupação. Foi assim, a boa filha à casa volta: "retornar à base... pra batalha final". E a guerra do Movimento pela Alegria continua...

BartSim, muito obrigada pelo vídeo, eternamente grata.

E a Santa continua com as suas aparições...

Pedro Colombo disse...

e um dia a maldição há de acabar!!

e eu entendi o que vc disse Norma, eu é que escrevi mal. desculpe-me.
e os leitores, prestem atenção ao que a Norma diz, não a mim!

Anônimo disse...

Atenção: o pedro de cima não sou eu! ehehehehehehe... pq eu jamais falaria bem da Norma aqui! UAHAUHAUHAUH... zuera! Mas tem o pedro de cima, e tem o pedro eu!

Anônimo disse...

Eu me arrependo até hoje de não ter feito o mesmo que tu fizeste BartÔ! Eu peguei no 'Video Clube' a fita do Rock in Rio e fiquei um tempo com ele mas deixei pra gravar outra dia... (vai ficar proutra vez...) Pouco tempo depois recolheram todos os piratas e fiquei chupando o dedo.

Anônimo disse...

Mas eu falo bem de você, Pedro-eu Bartsch.
Beijo!