A conversa é mole, mas o papo é firme.

domingo, outubro 22, 2006

Amem idades

Segundão. Vamos ficar nas amenidades, mas nem tanto.

Fiquei muito feliz com a resposta ao Almanaque RL. Sabia que os filhos confiáveis não fugiriam à luta.
Mas vamos deixando a idéia mais clara e objetiva.

Como já se fala em mexer nos baús da eterna felicidade, vamos ver os setores.

Como é um livro, infelizmente vamos ter que esquecer de áudio e vídeos. Basicamente, para adiantar o trabalho, serão notícias de revistas e jornais, e o que cada um que tiver, deve ir organizando ao menos por ano.

A cobertura é de 1947 a 2007. O difícil será a fase até 1967, quando RL não estava tanto assim na mídia. Coloca-se fotos de época, e conta-se um pouco de história.

O livro é meramente informativo, por isso é claro que não interessam opiniões em geral, ou seja, se certa situação é válida ou não. Informa-se o que aconteceu, quando necessário, mas sem julgamentos. As pessoas ao lerem que formem sua opinião. Também interessam fotos, mas que sejam fotos de RL, shows, situações com famosos ou nem tanto, etc. Ninguém vai pensar que interessa uma foto própria abraçado com a simpatia que nos tolera.

Depois vem a parte da confiança: ou as pessoas vão ter que enviar temporariamente seus papéis para quem esteja coordenando, ou vão ter que digitalizar o acervo, em resolução a ser resolvida, mas padronizada. Acho que a indústria usa 300 dpis, para quem entende. Cada um vai saber o que é melhor ou interessa.

Quem for enviar material, na parte trazeira, coloque identificação, e de preferência já mande classificada cronológicamente.

Dona Lima já alerta que tem imagens, créditos, a necessidade de permissão de pessoas, coisas que podem causar problemas legais. Deve existir alguma forma de solucionar isso, pois tem muita coisa que vai ser meio difícil de achar o autor. Acho que a solução é entrar em contato com quem já fêz estes almanaques, para saber como agir. Tenho o e-mail de Ana Maria Bahiana, que fez o dos anos 70. Vamos precisar só da boa vontade dela.


Mas o primeiríssimo passo, é vencer as barreiras.

Todo fã é uma ilha cheia de recortes. Só precisamos derrubar os muros que existem entre estas ilhas, estabelecermos voôs entre elas que não batam no ar, circulação de navios que não se choquem e afundem e liberar as ondas da web.

60 anos de vida + 40 anos de carreira = 100 anos de total falta de solidão.

Vamos conversando e convertendo. E passando a sacolinha, claro.


Ritz abençoando o projeto. Acho que é cortesia de profa. Normá. Recebo várias fotos e acabo não anotando quem mandou. Mas na verdade é desculpa para que alguém comente no blog, nem que seja só para reclamar a falta de crédito no cartão.

Parece que vem por aí o aniversão do Carvalhão. O terror do pessoal que está aprendendo violão, e quer tirar certas músicas da Rita. Esta foto é na estréia da Preta Gil.




Outro ângulo da futura canonização. Acho que esta é da Fernanda. Será?


Esta é de Curitiba, e quem mandou foi a Michelle Bullotas, que já teve seus textos elogiados por RL. Depois ela aparece nos comentários e deixa o link para conhecer. Bem vinda.



Como foi dito, segundão de amenidades. Não percam esta semana, que tem Rock in Rio, partes do Mulheres, textos de RLML, Hebe a pedidos, putz, e eleição.
Post 51, meu ano de nascimento, crianças. Ninguém vai fazer meu almanaque?

8 comentários:

Verônica disse...

Só uma sugestao...o almanaque poderia ser dividido pelos albuns em ordem cronologica...

fernanda lee disse...

Viva 100 anos de pura vida vivida .. 60 mais 40 !!! ...
Almanaque sem "inhem inhem inhem" .... com coisas bacanas e MUITAS fotos DELA ...

Por falar em fotos :
A da benção foi Normix quem me mandou e eu te mandei porque AMO essa foto .. olha a luz .. olha os olhos da Rita .. a da canonização fui eu sim ... oh e esse manto pode ser visto de pertinho na peça da Preta , ainda em cartaz em Sampa !!


Bartzzz "querrido" quando vc fizer 60 anos eu faço seu almanaque .. pode???
eu juro ... vai ficar mais facil se Ritz colaborar .. sim pq, das conversas de vcs surgiu o livro , histórias (maravilhosas) DELA .. imagina o que vc também não contou ... ehhhhhhhhhhhhhhhhhh ...

Boa semana aos blogueiros ..
beetocas ...
f ..lee

Rodrigo Lisbôa disse...

Almanaque da Ritz? Contem comigo para o que der e vier, tenho colacionado bastante coisa nos últimos 25 anos. Mais um dos mil projetos que, merecidamente, a Norma está envolvida. Depois entro em contato com ela. Parabéns Bart!
abraço,

Norma Leema disse...

Bartold,

Engenheiro, biógrafo, ficcionista e poeta, permita-me copiar um trecho deste seu blog de hoje, aqui:
"Todo fã é uma ilha cheia de recortes. Só precisamos derrubar os muros que existem entre estas ilhas, estabelecermos voôs entre elas que não batam no ar, circulação de navios que não se choquem e afundem e liberar as ondas da web."
Sugiro que este seu poético pensamento seja o farol e a oração deste trabalho dedicado à Rita. Modesta homenagem, mas sincera, dos que a respeitam e admiram. Ela é nosso monumento!
Vamos reacender a idéia coletiva, bem ao estilo de uma utopia que não assinala o sonho impossível, mas sim o desejo do sonho, que é próprio do ser humano.
Vamos fortalecer a construção da memória neste país! We love Rita.
Beijos!

rubinhow disse...

yeah....
viva o almanaque...

já digitalizarei meus arquivos... um trabalho que vai valer a pena...
abração

ritz disse...

hey bart...mais um altar para santa do pau ôco? vixi, assim meu ego vai virar um zepelin de tão inflado. vocês já me dão tanto carinho...tanto colinho...sintam-se pois beijados e recebam minhas flores virtuais como forma de agradecimento, love you all, thanx bart!

Fábio Vizzoni disse...

Bart,
também tô nessa! Ritz merece!

Rita querida,
saudades de você! os cariocas aguardam sua visita em novembro.
Beijos!

Michelle Bulotas disse...

Grande post...
ainda mais com minha foto....hehehe

afff, eu reli mil vezes sem acreditar que a Rita tinha lido meus textos, aliás eu não acredito ainda...

Bart, te admiro pra caramba nesse pouco tempo que te conheço, sucesos pra vc!

Beijos e meu site tá aí....pra quem quiser...