A conversa é mole, mas o papo é firme.

domingo, abril 01, 2007

No olho do furacana

Não vou sacanear ninguém: só tem um pouquinho de Ritz e é meio compridinho.

O Bush veio infernizar um pouco mais a vida de Sampa, e pouco ou nada falamos por aqui. Ritz me disse que no exato momento em que ele chegava no hotel, ela passava ao lado, vinda de uma gravação feita para os dvds, e lamentou naquele exato não ter uma bazuca, pois segurança alguma iria impedir o feito. Fica para a próxima.
E bem feito, porque agora o Lulalelé tá filando bóia e bebum em Camp David, e levando mais uma embromada do Lord of War.

Mas é só introdução para contar um pequeno drama que pode se expandir pelo país. Bush e outros mais estão dando uma bicada no tal programa do etanol, e os imediatistas estão pintando isso como a grande emancipação que o país precisa.

Isso pode fazer com que pela facilidade de plantio e pouca manutenção, muitas regiões agrícolas produtivas do país virem o deserto verde que é um canavial. Digo pois moro exatamente no meio deste deserto.
Ribeirão Preto era a Capital do Café, e vivia da exportação do nobre plantio. Na primeira onda do carro a álcool, tudo virou cana. Pouco antes da fase de colheita, os usineiros usam de uma prática que se chama queimada, que é botar fogo literal no canavial. Calor pior que o da bacurinha. Isto acaba com toda a folhagem, e depois disso vão os peões colher a cana em si.
Isto faz com que durante quatro meses a minha cidade fique envolta em cinzas, como se estivesse à beira de um vulcão. Esta cinza fica bem fininha, as pessoas respiram, e da década de 1980 para cá, não existe criança na região que não tenha um ou outro problema pulmonar ou ligado às vias respiratórias.
Agora imaginem as pessoas que estão lá no meio, colhendo e em contato direto com esta fuligem? Escondem bastante as estatísticas das baixas dos colhedores de cana.
O pior é que queimada é proibida por lei, e nenhum prefeito tem coragem de acabar com a prática, com medo de perder as arrecadações e outras propinas que rolam. Haja aerosol nos hospitais, ou um cem número de maquininhas nas casas.

Pior de tudo, é que somando a devastação dos campos para o plantio, mais um cem número de pedreiras exploradas até não poder mais, modificaram o perfil montanhoso que cercava a cidade. O resultado? Mudança dos ventos, trazendo tempestades e tufões nunca dantes vistos. E vem enchente, erosões que engolem casas nas cidades e um aquecimento acima dos níveis que eram comuns, lembrando que isso somado ao aquecimento global que está tão em moda, deixa a coisa impossível. A caldeira do diabo em pessoa. O pai do rock está morando aqui.

Imaginem isso se alastrando por várias regiões do país?
Mas um outro exemplo dado pela região, foi uma grande área que plantava laranja, e teve um boom enorme, quando de algumas geadas no sul da Flórida, no começo dos anos 1990. O que aconteceu? Todo mundo plantou laranja, as geadas não vieram mais, não precisaram da laranja brasileira nos States, e todo mundo faliu.

Imaginem tudo voltado para o álcool e repentinamente quem estiver comprando não queira mais o álcool brasileiro, já que o grande quintal canavieiro dos bush é Cuba, que está por um triz, esperando Fidel apagar? E os gringos estão desenvolvendo o etanol de grãos, e logicamente vão usar sua própria tecnologia.
E só para terminar, aqui na região de Ribeirão existem cidades menores, que abrigam os bóias-frias, que vem colher a cana. Aos poucos estão tornando a colheita mecanizada, e as pessoas vão ficando pois não conseguem voltar para suas origens, sem ter onde trabalhar e ganhar seu sustento.
Estas cidades são verdadeiros barris de pólvora, e exportam os marginais da região. As mortes que ocorrem são muito violentas, e muitas revoltas colocam as pessoas armadas nas ruas. Por enquanto foram poucas, mas vem mais por ai. E como disse, tudo isso pode se alastrar.
Quem ganha com isso?
Meia dúzia de usineiros que detém a maior parte das terras produtivas do país.

Bem, quem sabe o papa traz a solução, não é mesmo? Oremos mais um pouquinho. E me respondam, o Sobel vai ou não encontrar com o papa?

O que é pior: hoje é primeiro de abril e nada disto é mentira. Nem isso se preserva mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Poutz,
Aqui em Piracicaba é a mesma bosta!!! E além da respiração é o lixo que a cidade se torna... tudo empreteja, tudo suja, não há donas de casa que resistam!!!

foda sir bart,
só com um copo de cana a gente aguenta!!!
;)

Anônimo disse...

Bartá ligado
A dona Condoleezza Rice(e a infeliz tem lee no nome sem merecer, aff) considera o Brasil como um líder regional e parceiro global dos EUA. Já viu...
Você colocou tudo muito bem, inclusive essa história do trabalho escravo disfarçado que envolve a política do eita-nol...
Sobre o Sobel, já tem piada rolando na internet sobre, neguinho tá elegendo a gravata mais bonita dentre as que ele roubou e outros bichos, hehe... Tudo bem que o larapiobino tava meio doidão na hora por causa de remedinhos que tava tomando(se bem que é um doidão com bom gosto e estilo - Louis Vuitton, Gucci, Giorgio's...), mas se fosse um pobre roubando feijão, ia direto pra cadeia.
E se a Ritz quiser um dia passar fogo em alguém, é só me chamar: escondo o corpo e ainda digo que fui eu. Of course.

Anônimo disse...

O mais engraçado é que mesmo assim as pessoas fingem que não entendem porque esse verão não vai embora nunca ou porque rolou um tsumani outro dia... E a gente fica olhando com cara de besta, fazendo barulho e rezando bastante...
Eu tenho o maior medo das boas intenções vindas dos States. Todo mundo viu o que restou do Iraque e cia... Será que não tá na hora de começar a pensar no que vai restar da gente daqui a uns poucos anos, quando o problema for a água?

Neco Vieira disse...

Tudo isso poderia ser mentira, mas infelizmente é o que há..


Bush veio tratar de alcool com quem realmente intende.. Nosso ilustrissimo e querido presidente da Republuca Federativa do Brasil...


hehe

quanto as queimadas,, acho que deve ter uma lei mais rigorosa...penalidade mais rigida...Mas... não é tabem apenas o que eu penso.. é todos pensam e querem..

mas


Papa vem nos abençoar e vai dar um novo ruymo pro Brasil..


e o dinheiro que com eleestão gastando?

nem com a tal Santa gastam tantao assim..

By Bart

Anônimo disse...

Nem preciso citar o puríssimo ar de Sampa...
Apoio Ritz e se a Normiz precisar de ajuda pra esconder o corpo e ''assumir a tal culpa'' eu to dentro ;)
Como diz Bart:....Oremos...


Beijos Lee's



Dani Lee

Anônimo disse...

...voltando pra falar de Sobel...

ele é a cara daquele humorista que falava "uéééuuuééuuu" "tetéia" e a gravata subia... lembra???

pois é... cabalístico isso...

Anônimo disse...

Me veio à cabeça o livro "Germinal" de Émile Zola. A diferença é que o livro não fala dos trabalhadores nos canaviais brasileiros e sim dos trabalhadores de minas de carvão européias e foi escrita no XIX. Humm, diferença? Acho que estou equivocada... Esqueci que nada mudou.

Beijo!

PS: Pô, Rita, seja uma mulher prevenida! Esteja sempre preparada, uai! E não cometa este tipo de falha da próxima vez! Hum!

Anônimo disse...

putz ... nunca uma bazuca fez tanda falta ..

..e só de pensar na fumaçeira já deu vontade de tossir ... o ar acabando e ninguem percebe .. afff

bjux
fefetz

Anônimo disse...

é.. provavelmente ela estava indo para um ensaio filmado para o Dvd, que sai em abril...será?